#DiaDoPodcast 2017

Ontem, dia 21/10/2017, foi comemorado o dia do podcast no Brasil. Nesse post apresento alguns dados relativos à presença da hashtag #diadopodcast no Twitter. Coletei dados do dia 20/10 até a manhã do dia 22/10. Foram 4.467 tweets, de 2309 usuários diferentes:

As hashtags mais utilizadas foram #diadopodcast e #podosferaunida. Chama a atenção, contudo, a presença de hashtags que não tinham conexão direta com o tema principal.

#ivetenocaldeirao?

Os usuários mais ativos são aqueles que postaram mais:

E os mais influentes são os que receberam mais menções e/ou retweets:

A partir desses dados cheguei a este grafo do #diadopodcast:

Aqui alguns destaques do grafo. Perceba que os nós que aparecerem próximos são os que possuem algum tipo de interação:

Enfim, o podcast é uma mídia que ganha espaço no Brasil mas que está longe de ter o destaque que os produtores e ouvintes desejam. Movimentos como o de ontem, que reúnem ouvintes e podcasters, ajudam certamente a divulgar a mídia. Mas medir esse impacto é algo necessário para que pense novas ações e estratégias.

#DiaDoPodcast 2017